domingo, 21 de junho de 2015

A IMPORTÂNCIA DA NOVA ADVOCACIA TRABALHISTA EMPRESARIAL


Os segmentos industriais e as empresas de comércio têm reavaliado constantemente o seu potencial de crescimento e inovação, em um cenário cada vez mais competitivo. 



Tem papel fundamental na inovação da estratégia de gestão para o crescimento das empresas, descobrir a melhor maneira de estruturar e alocar recursos para apresentar resultados positivos ao mercado.

Dentre estes recursos, a advocacia Trabalhista Preventiva Especializada, é uma das grandes e das mais positivas ferramentas que, vem ganhando a cada dia, mais espaço entre as empresas no Brasil, a exemplo do que já acontece há muitos anos nos EUA, pautado pela percepção e controle dos riscos e, principalmente, pela minimização de possíveis prejuízos e aumento de ganhos para o empresário por meio de ações preventivas desenvolvidas pelo Advogado Trabalhista Especialista.



O Trabalho consiste em uma atuação proativa e preventiva, na abordagem das questões jurídicas ligadas intimamente à gestão de pessoas de uma corporação, seja ela de grande, médio ou mesmo de pequeno porte. Tem como principal objetivo, reduzir ao mínimo os eventuais riscos inerentes ao negócio, mitigando custos consideráveis dos clientes, em especial nos casos em que forem evitadas demandas judiciais e extrajudiciais.

A moderna advocacia trabalhista preventiva se tornou, sem dúvida alguma, um grande investimento que com o passar do tempo, gera cada vez mais segurança jurídica e economia para as empresas.

É evidente a mudança no perfil da advocacia empresarial trabalhista nos últimos anos, tendo o advogado trabalhista sido extremamente valorizado, pois este passou a desempenhar papel de fundamental importância, não apenas na gestão do contencioso administrativo ou judicial, mas também e, principalmente, no suporte ao desenvolvimento e na gestão da estratégia econômico-financeira da organização empresarial, através da implementação efetiva da consultoria preventiva trabalhista e no suporte a gestão das pessoas.

Diante dessa nova realidade, a consultoria empresarial trabalhista passou a ser encarada como uma ferramenta extremamente útil e importante para o sucesso das organizações empresariais, visto que, além de antever e poder prevenir situações de risco, atuando para evitar o contencioso judicial, também auxilia e contribui em decisões importantes para a manutenção da saúde financeira da empresa e, consequentemente, colabora com o sucesso do negócio.

O setor empresarial mostra-se cada vez mais dinâmico e complexo, e para reduzir a possibilidade de realização de negócios mal sucedidos, é imprescindível a figura do consultor trabalhista, que irá desempenhar uma gestão próxima, personalizada e extremamente técnica das demandas empresariais, evitando o contencioso judicial ou administrativo, e principalmente, desenvolvendo estratégias econômico-financeiras, com o principal viés de antever problemas, debelando-os antes que estes causem prejuízos.

Esta politica de prevenção, com a participação do setor jurídico, evita na maioria dos casos, que ocorram processos judiciais longos e custos, muitas vezes, com a realização de penhora sobre bens e conta corrente das pessoas jurídicas e seus sócios.

A Advocacia Trabalhista moderna é feita por profissionais que buscam cada vez mais, especialização em assuntos que são o “calcanhar de Aquiles” de muitas empresas. O setor industrial, em especial, abriga inúmeras peculiaridades e que estão presentes no dia a dia dos gestores de RH, como por exemplo, a contratação de pessoas com deficiência e aprendizes, e a saúde, segurança e meio ambiente do trabalho.

Estas demandas devem ser tratadas como de grande relevância pelas corporações, pois, apesar de muitas vezes parecerem injustas e arbitrárias, o não cumprimento da obrigação legal pode, na maioria das vezes, resultar em aplicações de multas pesadas por parte do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como na instauração de Inquérito Civil e Ação Civil Pública pelo Ministério Público do Trabalho, com repercussões ainda mais danosas para atividade empresarial, a exemplo de pedido de danos morais coletivos, que, se deferidos, podem resultar em valores extremamente altos a serem pagos, e em casos extremos até mesmo a suspensão da atividade empresarial.

Dessa forma, a consultoria especializada trabalhista, é uma das ferramentas mais importantes para o crescimento e desenvolvimento no mundo corporativo, visto que, a empresa passa a ter uma visão real de cada passo dado no dia a dia do seu RH, profissionalizando a gestão de demandas que são vitais para a saúde financeira e a perpetuação das corporações, aumentando os lucros e melhorado a relação com o mercado através de uma imagem corporativa positiva.


www.henriqueguimaraes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário